Bluetooth 5 com o dobro de velocidade e alcance 4 vezes maior

Bluetooth 5 com o dobro de velocidade e alcance 4 vezes maior

O SGI (Special Interest Group) anunciou a nova versão do Bluetooth que chegará ao mercado no final de 2016 e início de 2017, chamada de Bluetooth 5.

A nova verão incluirá melhoras significativas em relação a versão atual. Melhorias no alcance e velocidade irão possibilitar intercomunicação entre os dispositivos muito mais distantes entre si e também um tráfego muito superior de dados, possibilitando aplicações não possíveis hoje.

Essa nova versão mira no crescimento da IoT (Internet das Coisas ou Internet of Things), tornando a tecnologia mais abrangente para ser utilizada por esses dispositivos. Neste momento, há mais de 30 mil empresas engajadas na fabricação desses dispositivos. São previstos mais de 371 milhões de beacons até 2020, de acordo com Patrick Connolly, Analista principal do ABI Research.

Com o aumento de 8 vezes na capacidade de transmissão sem fio, o Bluetooth 5 irá impulsionar a utilização de beacons e serviços de localização indoor (dentro de edificações). A exemplo disso, será possível localizar objetos para inventários, localização dentro de shopping e lojas, casas inteligentes, etc.

Hoje em dia há mais de 8.2 bilhões de produtos que utilizam a tecnologia de Bluetooth. Os planos com o Bluetooth 5 é aumentar em mais de 1/3 os dispositivos de IoT instalados até 2020. O caminho da inovação irá garantir que nossa tecnologia continue a ser uma escolha para quem desenvolve soluções de IoT, segundo Mark Powell diretor executivo da Bluetooth SGI.

 

Aguardemos então os primeiros dispositivos com essa nova versão do Bluetooth. Com certeza ela irá trazer dispositivos muito mais inovadores do que a safra atual de IoTs.

Fonte: SGI

Comments are closed.