Big Data e E-commerce, uma parceria inseparável

Big Data e E-commerce, uma parceria inseparável

O Problema

Se você possui um algum contato com administração de um e-commerce já deve ter se deparado com a questão de mandar e-mail marketing para os seus clientes. Uma tarefa relativamente simples, sendo que dependendo da ferramenta, bastam alguns cliques para criar um e-mail marketing com um conteúdo razoavelmente profissional.

O que poucos se dão conta é que nem todos os clientes querem receber informação sobre tudo de sua loja. A exemplo, imaginem selecionar toda a lista de clientes e enviar um e-mail marketing sobre promoções de jogos de videogames, perfumes, ferramentas, brinquedos? Obviamente seria um desperdício de tempo do seu cliente, pois nessa lista devem haver os mais variados perfis de pessoas.

Uma solução para esse cenário seria dedicar algum tempo para estudar o perfil de cada cliente da sua loja e agrupar perfis parecidos a fim de ter uma visão mais ampla das preferências. Seria possível detectar certos padrões e criar um marketing mais personalizado e mais assertivo.
Ex.: agrupar clientes que já compraram jogos, clientes que já visitaram produtos de perfumaria, etc.

O grande empecilho dessa abordagem é que, dependendo do sua loja, podem existir centenas ou milhares de clientes a serem estudados. Imagine visualizar cliente a cliente e ir coletando informações a respeito de sua navegação, suas compras, seus dados? Simplesmente levaria muito tempo. Tempo este que não possuímos nos dias de hoje.

A Solução

Neste ponto é que entra o Big Data! O Big Data é um conjunto de soluções tecnológicas que reúnem a maior quantidade de dados possível sobre determinado campo de conhecimento e estrutura esses dados de forma inteligível. Literalmente extraindo informações úteis! Informações como perfis de compras, horários de compra, idade, região, afinidade, sexo, etc.

Hoje há ferramentas que fazem Predictions (Predições) e Machine Learning (Aprendizagem de Máquina). Essas ferramentas vasculham bases de dados de forma a extrair informações cruciais sobre seus clientes. Com elas vocês pode fazer uma “geral” na sua base e começar a tomar ações mais assertivas com relação às suas campanhas de e-mail marketing.

A empresa Ascena Retail Group, estima que empresas que utilizam Big Data como apoio às suas estratégias de e-mail marketing, obtêm retornos altíssimos.

Abaixo há uma relação dos percentuais estimados:

  • Aumento de 70% na taxa de aberturas únicas;
  • Aumento de 55% nas taxas de cliques únicos;
  • Aumento de 300% na rentabilidade por e-mail marketing enviado;
  • Aumento de 225% na taxa de conversão;

 

Se você ainda não usa alguma solução, mesmo que simples, é hora de começar a rever sua estratégia. Cada vez mais as pessoas querem conteúdo personalizado e útil. Geralmente uma compra é feita por impulso, nada melhor que você conseguir “fisgar” o cliente certo com a publicidade certa.

Nos próximos posts vou entrar mais no assunto e mostrar alguns exemplos para facilitar o entendimento.
Até a próxima!

Comments are closed.